domingo, 26 de julho de 2009

A importância da devoção mariana para as vocações.


Explica o Cardeal Lajolo durante a sua visita á Ucrânia

KIEV, quarta-feira 22 de Julho de 2009. O encontro contínuo com Maria “ajuda-nos a descobrir o nosso destino pessoal e o sentido da história à luz de Cristo”, afirmou o presidente da Pontifícia Comissão para a Cidade do Vaticano, o Cardeal Giovanni Lajolo.
O Cardeal destacou a importância da devoção mariana, especialmente para as vocações, depois da procissão mariana celebrada em Zarvanytsia (Ucrânia) Sábado, vigília da festa da Bem-aventurada Virgem Maria padroeira dos ucranianos.
Este acto aconteceu na visita realizada a este país báltico que decorreu de 17 a 21 de Julho, convidado pela Igreja local, segundo informa Observatório Romano na sua edição diária em língua italiana de Quarta-feira.
“Maria ensina-nos a ter fé em Jesus, e Ele ensina-nos a compreender-nos a nós mesmos, a discernir a nossa vocação, a abrir-nos aos projectos de Deus para o futuro”.
O Cardeal Lajolo indicou que “contemplando o rosto de Maria, descobrimos o verdadeiro rosto de Deus, a sua beleza, a sua bondade e a sua misericórdia”.
Acrescentou, “contemplando o rosto de Maria, ficamos iluminados pela luz divina que também transforma o nosso rosto”.
Para o Cardeal, “recorrendo à intercessão de Maria e escutando a sua voz, renovamos a fidelidade à nossa vocação e recebemos a graça de revelar aos corações das novas gerações a beleza da vocação ao sacerdócio e à vida consagrada”.
Além de Zarvanytsia, o Cardeal Lajolo visitou Lviv, Ternopil, Berdychiv e Kiev, descrevendo a sua visita a este pais como “uma viagem para se sentir parte da Igreja na Ucrânia”.
Esta visita foi significativa por muitas razões.
Foi uma ocasião “para testemunhar a unidade da Igreja” perante um mundo que, marcado por “tanto indiferença, e por vezes tanta hostilidade visível ou oculta”, mostra necessitar de uma grande unidade, destacou.
Foi também ocasião para reafirmar “o espírito de comunhão fraterna que reina na Igreja, que é um só coração e uma só alma em Cristo”.

No Sábado, o Cardeal celebrou a eucaristia na Catedral latina de Lviv, e no Domingo, no santuário de Berdychiv, junto de centenas de fiéis.
Este santuário tem uma história singular: durante muitos anos do século passado, o edifício foi transformado em Museu do ateísmo, como sinal de ódio à fé.
Ao recuperar o antigo sentido, adquiriu um grande sentido simbólico para a história da Ucrânia e de toda a Europa.
Passou a ser um lugar exemplar para demosntar a falsidade da religião ao converter-se de novo num frequentadíssimo lugar de devoção mariana.
A imagem de Nossa Senhora não foi destruída porque os responsáveis do museu pensaram ter um grande valor histórico.
Na verdade, trata-se de uma réplica da imagem de Maria, Saúde do Povo Romano, venerada na Basílica papal de Santa Maria Maior de Roma.
“Neste lugar usado contra Deus, embora na verdade, também contra o homem, deixem-me dizer que, pior que negar a Deus é esquecer-se de Deus, viver como se não estivesse no nosso meio”, disse o Cardeal.
Destacou que “o esquecimento de Deus é o grande perigo da cultura do Ocidente”.
O Cardeal pediu: “Não esqueçais a Deus, nunca. Deus é luz, Ele dá à nossa vida o seu dignificado último, quem crê em Deus, e confia n´Ele, não ficara decepcionado”.
“Ninguém pode dizer que ama a Deus se não ama o homem, imagem de Deus, acrescentou. Por isso, a verdadeira religião leva-nos interiormente para a paz”.
Dirigindo-se aos jovens presentes, indicou-lhes Maria como caminho para “transformar em novos santuários os numerosos museus do ateísmo esparzidos pela terra”.
Disse-lhes: “Em Maria vemos o amor de Deus por nós com toda a força, mas também com toda a sua ternura, que sempre tem a sua origem em Jesus”.

segunda-feira, 13 de julho de 2009

Campos de Férias Roteiro

De 7 a 11 de Julho realizou-se o Campo de Férias Roteiro.
Uma oportunidade de cada participante realizar o seu roteiro de vida partindo da experiência do roteiro de Deus, de Jesus Cristo, do povo de Deus e no final o Roteiro da Família Claretiana.


Caminhando pelas "areias" de Espinho

Pausa para a fotografia


O vento não permitiu o merecido banho na praia

Continuando a caminhada


Visita ao Centro Social S. Cristovão, Nogueira da Regedoura. Uma tarde com a terceira idade

Conversa com as utentes

Animando as utentes


Momento de reflexão


Partilha depois da mesa redonda

Campos de Férias Olímpic´s

De 30 de Junho a 4 de Julho realizou-se o Campo de Férias Olímpic´s.
A partir da divisa do jogos Olímpicos: Mais alto, mais forte e mais rápido, os participantes foram convidados a viverem e a perceberem o valor desta divisa para as suas vidas.


Símbolo do Campo de Férias


Apresentação das bandeiras

Júri na sessão de abertura

Jogo das malhas
Futebol

Damas

"Sueca"

Setas

Trabalho de grupo


Depois dos jogos de praia e banho, tempo de aproveitar o sol de verão

Prova de BTT

Apresentação de uma coreografia


Durante os trabalhos domésticos


Encerramento dos Campo de Férias com a Eucaristia

A caminho de Santiago em Bicicleta

Para se receber a compostelana só é possível peregrinando a Santiago nos seguintes meios: a pé, de bicicleta ou a cavalo.
Os quatro aventureiros já experimentaram a caminha a pé, desta vez, o meio de transporte foi a bicicleta. Falta ainda a peregrinação a cavalo.
Fomos quatro, Adérito, Joaquim Maia, José Pedrosa e José Teixeira, sem apoio, apenas com vontade de chegar ao túmulo do Apóstolo Santiago.
Saída dos Carvalhos, Vila Nova de gaia

Passando pelo ponte de D. Lúis, Porto


Paragem na Sé do Porto

Em Vila do Conde, tirando o excesso de água


Nos Bombeiros Municipais de Viana de Castelo, onde pernoitamos a primeira noite. O nosso muito obrigado aos Bombeiros pela forma como nos receberam e trataram.

Em Caminha, apreciando o bonito trabalhop de decoração das ruas.


Na fronteira, passando a Ponte da Amizade.
"Porrinho", onde pernoitamos a segunda noite. Um momento de leitura.
Pontevedra, tempo de descanso e para comer o mimo da Família Valério.


Na entrada de Santiago
Finalmente, a chegada a Santiago

Encontro de Equipas de Pastoral Juvenil e Vocacional de Ibéria

De 11 a 15 de Maio, Palmela, foi o ponto de encontro das Equipas de Pastoral Juvenil e Vocacional de Ibéria.
Estiveram representadas as seguintes Províncias: Portugal, Santiago, Bética, País Basco, Catalunha.
Foram dias de intenso trabalho e reflexão que serviu para unir forças para um trabalho em conjunto envolvendo toda a Ibéria.
O último dia foi dedicado a visitar Lisboa.
Visita ao castelo de Palmela

Sessão de trabalho


Vista a Lisboa

Irmão Moisés

No passado dia 26 de Junho claretianos, amigos e familiares reuniram-se no Seminário do Cacém para dar graças a Deus pelos 90 anos de vida e 60 de Consagração Religiosa do Irmão Moisés.
Um verdadeiro testemunho vivo da fidelidade a Deus. Um SIM para toda a vida.




P. Artur Teixeira, Províncial, durante a celebração da Eucaristia.



Claretianos, amigos e familiares presentes na festa.



Momento da renovação da Profissão Religiosa

Parabéns.